Últimas notícias
DO QUE VOCÊ TEM MEDO?
 
 
MEDO é um dos sentimentos que permitiram à espécie humana multiplicar-se e dominar a Terra. Graças a ele, nossos ancestrais escaparam de ataques de animais ferozes e de outras ameaças naturais.
 
 
Algumas pessoas apresentam um medo patológico em relação a situações que estão longe de representar uma ameaça real. Pode ser de avião, de altura, de elevador, de escuro, de um animal doméstico ou até mesmo de gente. Mais pessoas do que se imagina, podem sofrer dealguma FOBIA.
 

Importante saber que, dependendo das circunstâncias, as pessoas podem ter uma reação de medo mais intensa do que de costume. Um cachorro pode parecer mais assustador do que outro. Uma viagem de avião mais turbulenta pode causar frio na barriga mesmo a um viajante experiente.
 
 
Mas isso não significa que se tenha adquirido uma fobia. Antes que você comece a achar que é fóbico, veja o que define exatamente essa patologia:
 

- A fobia é um medo incontrolável;
 

- É um medo desproporcional;
 

- Interfere nas atividades do cotidiano, prejudicando a sua vida em várias áreas. É comum que alguém com medo de altura se recuse a trabalhar em um andar alto, por exemplo;
 

- Uma fobia pode traduzir-se em reações físicas violentas. Ao se deparar com o objeto do medo, o fóbico pode ter sudorese (suor intenso) e ser acometido por tonteiras, tremores, taquicardia e dificuldades de respiração.
 

É fundamental compreender que, não ter medo de assumir seus medos nem de falar abertamente sobre eles é o passo inicial rumo ao tratamento e a cura.
 
 
Jacilda Passos
Psicóloga
CRP-03/8987
 
Notícias Anteriores